segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Candidato assassinado em debate

O candidato ao governo do Tilinolândia, Tonaldo Tolosio, foi morto por um adversário em pleno debate, gerando uma das cenas mais trágicas da história política tilina.

Tonaldo Tolosio era um candidato jovem e carismático, um sopro de esperança e renovação na política do Tilinolândia, a décadas dominada por coronéis corruptos e o pior do ranço da política tilina. O suporte de um dos maiores partidos tilinos foi crucial para deixar os eleitores de Tilinolândia com a certeza de que Tolosio era a saída viável para o ciclo infindável de corrupção e abuso, e a esperança de um recomeço para o estado. Por causa disso, o candidato aparecia com quase 70% das intenções de votos nas pesquisas.

No entanto, o sonho dos habitantes de Tilinolândia foi destruído no debate televisivo organizado pela TV Tilino. Tolpec, um candidato que representava latifundiários e barões dos cartéis de drogas, com apenas 8% das intenções de voto, já se dava como derrotado, mas adorava participar dos debates com objetivo de denegrir a imagem dos adversários e juntar-se ao coro dos candidatos menores que queriam transformar a política em circo. E, nesse debate, ele foi longe demais.

O debate corria sem incidentes, com várias acusações infundadas a Tolosio, que as rebatia com maestria, e o franco-ataque entre os candidatos menores. Foi sorteado que o candidato Tilebiras fizesse uma pergunta sobre segurança para Tolosio, e o mesmo fez uma pergunta cheia de provocações. Ele foi rebatido com uma resposta firme de Tolosio, que citou o envolvimento de outros candidatos com o crime, como Tolpec. Na réplica, Tilebiras fez ataques infundados a Tolosio e outros candidatos . Quando chegou a hora da tréplica, Tolosio apresentou documentos que provavam os crimes de Tolpec, e que poderiam levá-lo para a cadeia. Enquanto finalizava sua tréplica sobre aplausos, uma mão segurando uma arma apareceu atrás de Tolosio e disparou contra a sua cabeça.

Um tumulto generalizado aconteceu no estúdio. Milhões de eleitores incrédulos viam seu candidato morrer através das câmeras de televisão. A segurança logo agiu e deteve o autor dos disparos: Tolpec. Tolpec foi preso em flagrante e condenado a vinte anos de prisão, mas o estrago maior já havia sido feito. Além da morte da grande esperança política de Tilinolândia, o partido não pode colocar nenhum substituto na disputa e as eleições acabaram sendo vencidas por Tiluf, um candidato populista e notoriamente corrupto, que se aproveitou da morte de Tolosio para advogar a eficiência de sua polícia truculenta e assassina, criada quando ele era governador de Tilinolândia sob a ditadura do imperador Tilinus III, como programa de governo, e capitalizou em cima do medo da população de se tornar vítima de um assassinato fútil, como o do candidato Tolosio.

Tolpec foi solto com apenas 30 dias de prisão e hoje aguarda novos julgamentos em liberdade.

Candidato peida pra dentro em debate e perde eleição

Nas últimas eleições para governador do estado de Loções Tilinas, o candidato Tilásio liderava as pesquisas de intenção de votos com cerca de 40% das intenções, bem acima dos demais concorrentes. Acreditava-se que ele poderia até ganhar as eleições no primeiro turno, por estar beirando o limite de 50% dos votos válidos. E, três dias antes das eleições, ocorreu o último debate da campanha, na TV Tilobs, afiliada da TV Tilino nos Loções Tilinas.

No debate, não se esperava muitas mudanças. Os debates televisivos das campanhas tilinas são, em geral, povoados por baixarias, acusações, mas pouca representatividade política. Com isso, o candidato Tilásio e sua assessoria tinham combinado um debate mais conservador, focado em propostas e em acusar os adversários de desespero, que é normalmente a estratégia utilizada por quem está vencendo a eleição para manter o status quo.

A estratégia estava fluindo bem e tudo indicava que Tilásio sairia favoritíssimo do debate, mas, ao responder uma pergunta sobre os projetos dele para a educação, no meio do discurso, Tilásio peidou para dentro. Após uma pausa e um pedido de desculpas, o candidato continuou respondendo como se nada tivesse acontecido. No entanto, o estrago já tinha sido feito. A população ficou revoltada e, além das vaias do público presente, a emissora recebeu milhões de telefonemas pedindo a exclusão do candidato do debate.

Um dia depois do debate, nas últimas pesquisas de opinião antes da eleição, o Datafalha apontou uma queda de 43% para 6% das intenções de voto. O resultado se confirmou nas urnas e o incidente praticamente selou o fim da carreira política de Tilásio.