Um evento de importância mínima gerou especulações de viagem no tempo na internet. Quarta-feira passada, na cidade de Tilciq, foi comemorado os cinquenta anos da inauguração da estátua em homenagem ao Tileu Boleu.
A princípio, o evento recebeu um pouco de atenção no T (antigo Tilitter), mas porque usuários ridicularizavam o tipo de evento que era celebrado na pequena cidade. Porém, logo perceberam o anacronismo da celebração, uma vez que Tileu Boleu morreu há 21 anos e tinha menos de 20 anos quando morreu de tilinite.
Uma investigação começou a ser feita e descobriram que não se tratava de um erro. Há farta documentação sobre a criação do monumento há 50 anos, com fotos, documentação, filmes, matérias nos jornais locais. Outra especulação de que se trataria de um homônimo foi descartada.
O fenômeno viralizou e agora muitos tilinos andam procurando outros exemplos de anacronismo que possam indicar viagens no tempo. O problema é que, ao mesmo tempo, surgiram milhares de provas falsas criadas por inteligência artificial, como músicas do Tony de 500 anos atrás, fotos do Tilinelson II descobrindo o Tilinos Tilio e outras bobagens.