Hoje vou prestar uma homenagem ao falecido Tolotonho, campeão mundial de Nine-ball e o maior atleta tilino de todos os tempos.
Tolotonho sempre cultivou a arte da sinuca de forma amadora e sempre foi um grande admirador do jogo de Nine-ball. No entanto, só em idade avançada, teve a oportunidade de disputar campeonatos, com o surgimento de um programa de TV independente sobre o jogo, patrocinado pelo Clube Tilino Real começou a ser exibido na TV Tilits. Após se inscrever para participar do programa, Tolotonho teve um desempenho muito bom e começou a participar de campeonatos locais. Não demorou para que ele se destacasse e fosse convidado a disputar o campeonato mundial de Nine-ball.
A princípio, Tolotonho sempre teve uma participação discreta, normalmente sendo desclassificado na primeira ou na segunda fase. Apesar de uma técnica apurada, Tolotonho ainda não era páreo para grandes nomes do esporte, como o octacampeão Nico Fidenco e novos talentos, como Fagado Cagado e Sident do Carro.
No entanto, para a última edição do campeonato mundial, Tolotonho se preparou de forma intensiva e acabou por surpreender o mundo. Ele, que nunca tinha se destacado no campeonato mundial, venceu as partidas preliminares com maestria, conquistando viradas impressionantes, e por fim chegou pela primeira vez a uma semi-final. Os organizadores do campeonato ficaram um pouco incomodados com a presença de um tilino na semi-final, mas acreditavam que ele seria derrotado facilmente. Para a surpresa de todos, Tolotonho conseguiu uma vitória heróica, e pela primeira vez, um tilino chegou à final de um campeonato mundial.
Todavia, o clima era deveras pesado nos bastidores. O patrocinador do evento, as caneta Göller, ameaçaram retirar o patrocínio do evento caso Tolotonho fosse campeão, inviabilizando assim a realização de novos campeonatos. Muita pressão e chantagem aconteceu para que Tolotonho entregasse a vitória ao seu adversário na final, pois ninguém admitia que um tilino pudesse ser campeão mundial.
Apesar de abalado, Tolotonho resistiu a pressão e foi disputar a final com um único objetivo em sua mente: levar o título para casa. Após perder a primeira partida da melhor de sete, muitos davam Tolotonho como acabado, e os chantagistas respiravam aliviados e debochavam do velho jogador tilino. Porém, o velho tilino não tinha jogado a toalha, e na sua apresentação mais magistral de todos os tempos demoliu seu adversário, ignorando toda a pressão dos organizadores que insistiam que a vitória dele significaria o fim do mundial de Nine-ball. Tolotonho, com tacadas que impressionam os grandes mestres até hoje, virou a partida em quatro a um e, finalmente, sagrou-se o primeiro tilino campeão mundial.
Infelizmente, a ameaça do patrocinador se confirmou, e sequer uma cerimônia apropriada de entrega de título foi realizada. Mas isso não importava para Tolotonho; a glória de ser campeão era toda dele e todos os tilinos se orgulharam pelo exemplo desse lutador, que, ao voltar para casa, foi recebido como herói.
Tolotonho morreu pouco tempo após a conquista do título mundial de causas naturais, mas seu nome ficou marcado na história, e até hoje, o velho e humilde tilino, que ousou ser campeão mundial, mora nos corações e nas mentes do povo tilino. E nunca mais um campeonato mundial de Nine-ball foi realizado, tornando Tolotonho o eterno campeão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
RIP Tolotonho. Grande cara...
ResponderExcluirEsse velho pinguço morreu devendo no meu bar. A grana que ele ganhou com esse título ninguém nunca viu a cor
ResponderExcluir